Como a maioria já sabe, ano passado a Panini resolveu investir nos mangás de Pokémon Adventure, a história em mangá da famosa franquia de jogo. De acordo com o próprio Satoshi Tajiri, o mangá é aquele que mais se assemelha ao mundo Pokémon que ele havia imaginado.
Para analisar a reação do público, a editora resolveu trazer para nossas terras tupiniquins, os mangás do arco Black&White. Que conta com 9 volumes, publicados no Japão de janeiro de 2013 à julho de 2014. E nessa postagem trago um pouco da história e opiniões sobre esse mangá. Aproveitando que a Panini resolveu relançar os mangás à partir do primeiro volume, para aqueles que ainda não haviam comprado e se interessarem, ainda dá tempo de correr para a banca e adquirir a coleção desde o começo!
Para analisar a reação do público, a editora resolveu trazer para nossas terras tupiniquins, os mangás do arco Black&White. Que conta com 9 volumes, publicados no Japão de janeiro de 2013 à julho de 2014. E nessa postagem trago um pouco da história e opiniões sobre esse mangá. Aproveitando que a Panini resolveu relançar os mangás à partir do primeiro volume, para aqueles que ainda não haviam comprado e se interessarem, ainda dá tempo de correr para a banca e adquirir a coleção desde o começo!
Aqui no Brasil a série começou a ser publicada em setembro de 2014 e conta com 7 volumes até o momento. O roteiro da história fica por conta de Hidenori Kusaka e a arte é de Satoshi Yamamoto. Como havia dito, esse é um arco da coleção Pokémon Adventure, versão mangá com as histórias de todas as versões do jogo, onde cada treinador principal recebe o nome de um jogo da franquia. Nesse arco os personagens principais são o garoto Black e a garota White.
História
Como dito anteriormente este arco girará em torno de Black, um garoto com o sonho de vencer a liga Pokémon e se tornar o novo campeão. Ele espera 9 anos para se tornar um Pokédex Holder (como são chamados aqueles com a posse de uma Pokédex) e receber um companheiro da professora Juniper. Dentre os três iniciais, acaba escolhendo o Tepig, após um incidente e o nomeia de Tep. No decorrer da história podemos notar que cada iniciante escolhido pelos personagens se assemelha ao jeito do treinador.
Em sua primeira aventura, Black é acusado injustamente por uma agência de filmagens, e para provar sua inocência ele usa suas habilidades como treinador e derrota o verdadeiro culpado, um Galvantula. No entanto acaba estragando o local de filmagem e é salvo pela garota White da agência BW, que arca com todos os custos. Ela é a jovem dona de sua própria companhia, que empresta Pokémons, para as produtoras fazerem seus vídeos, publicidades, filmes e séries.
Em sua primeira aventura, Black é acusado injustamente por uma agência de filmagens, e para provar sua inocência ele usa suas habilidades como treinador e derrota o verdadeiro culpado, um Galvantula. No entanto acaba estragando o local de filmagem e é salvo pela garota White da agência BW, que arca com todos os custos. Ela é a jovem dona de sua própria companhia, que empresta Pokémons, para as produtoras fazerem seus vídeos, publicidades, filmes e séries.
Para pagar a dívida, Black começa a trabalhar para White, emprestando Tep para fazer par com Gigi, uma Tepig fêmea que estava aos cuidados de White. E com isso temos o começo da jornada de Black para se tornar o Campeão de Unova. Enquanto trabalha para a Agência BW e desafia os líderes de ginásio para conseguir entrar na Liga Pokémon. Em suas aventuras os dois irão se deparar com o Team Plasma, uma equipe que pretende fazer com que todos os treinadores libertem seus Pokémons, não medindo esforços para atingirem suas metas. No decorrer da história veremos Black e White desenvolvendo suas habilidades como treinadores, a superação dos desafios e também sua luta contra o Team Plasma.
Opinião
Sinceramente li todos os arcos que consegui encontrar do Pokemon Adventure, e posso dizer com 100% de certeza que todas são histórias ótimas. Então quem ainda não leu os mangás meu conselho é, comece já a ler, você não se arrependerá! Como cada arco possui uma história própria, o fato de você não ter lido os arcos passados não irá impedir o entendimento deste. Mas como vocês devem supor caso acompanhe os jogos, a história não terminará nesse arco. Ao final do mangá de Black&White, vários pontos ficarão sem respostas. Eles só serão respondidos em Black&White 2!
Ou seja, devemos rezar para que o contrato da Panini envolva esse arco, ou que eles fechem logo ele,
porque se não, ficaremos sem várias respostas. De acordo com a empresa, o futuro dos outros contratos dependerá do resultado de venda desse arco.
Acredito que a maioria dos fãs, ao verem um mangá de Pokémon acabem lembrando na hora das intermináveis aventuras de nosso jovem (?) herói Ash (Satoshi na versão original). Pois podem esquecer tudo isso, porque o mangá possui um final em cada arco, sempre renovando os personagens, e quando digo isso quero dizer todos os personagens, e não apenas os secundários.
Os personagens principais sempre irão atingir seus objetivos, vencerão o grupo malvado e terão um final, podendo aparecer ou serem citados nos próximos arcos, mas como personagens secundários. Tirando algumas exceções, como no caso dos remakes: Fire Red e Life Green; Heart Gold e Soul Silver; e até mesmo o novo jogo Ômega Ruby e Alfa Safira que possuem um arco, nesse caso, com os personagens de cada jogo anterior como sendo os principais.
É interessante você reparar que cada herói possui uma habilidade diferente. Os mais notáveis são os primeiros: Red, Green (ou Blue aqui no ocidente), Blue (conhecida como Green aqui), Yellow, Gold, Silver e Crystal. As habilidades de cada um são citadas pelo próprio professor Oak. Nos outros arcos, as habilidades poderão ser citadas de certa forma em alguns diálogos, mas acabará ficando por sua conta supor o que aquele personagem tem de especial.
Outro ponto que você notará de diferente do animê, é que não são todos os treinadores que recebem uma Pokédex, sendo estas limitadas para 3 ou no máximo 4 treinadores escolhidos a dedo pelos professores de cada região. Eles recebem junto com a Pokedéx um pokémon cada, e ficam conhecidos como Pokedés holders e são respeitados por serem supostamente, os melhores treinadores da região.
Fonte da imagem: bulbapedia
Pode-se notar como é aproveitada a mitologia do próprio mundo de pokémon. Para aqueles que não sabem, cada pokémon raro possui sua própria mitologia, podemos compara-los no nosso mundo como os deuses de cada panteão, sendo que cada região possui um grupo de deuses. No caso de Black&White temos Zekrom e Reshiram, pokémons do ideal e da verdade, respectivamente. De acordo com a lenda, inicialmente havia um único dragão que servia dois irmão, no entanto estes acabaram brigando e o dragão se dividiu em duas existências, no dragão do trovão defensor do ideal; e no dragão do fogo defensor da verdade. Cada dragão então resolveu seguir um dos irmãos.
Diferente do que a maioria pode pensar, o mangá também tem uma história mais madura. Já que são tratados alguns pontos que podem ser bem discutidos, como a morte de Pokémons, a exploração deles para o domínio do mundo, a morte de pessoas no mangá, o uso e consequência do ataque em pessoas, a visão que a maioria das pessoas têm sobre os pokémons e sobre as batalhas. É interessante observar como essas questões são bem trabalhadas no mangá, já que seu público alvo é mais maduro. O que seria meio problemático citar no animê, que possui um público alvo mais jovem.
Nessa era temos como vilões o Team Plasma, equipe que possui o desejo de libertar todos os Pokémons de seus treinadores, transformando-os em seres livres. E adivinhem qual dos dragões eles procuram? Acertou quem escolheu Zekrom como resposta! Sim, eles procuram o dragão do trovão para transformar seu ideal em verdade. E para isso eles também possuem um rei, o personagem N, para convencer as pessoas a se unirem a sua causa e capturar o pokémon.
Mais para frente ficamos sabendo que N é apenas uma ferramenta criada e manipulada pelos conselheiros, para que estes pudessem dominar o mundo. E para combater essa equipe e o seu rei, nosso herói Black terá que provar que possui a determinação necessária para despertar o dragão Reshiram e trazer a verdade à tona!
A única coisa que já adianto é que no final desse arco você ficará com a cara de "PQP, o que aconteceu?", ou "Como assim esse é o final?". Mas calma leitores, se conheço bem o Hidenori, ele não dará ponta sem nó, então todas nossas perguntas provavelmente serão respondidas no arco de Black&White 2. Pelo menos, assim espero.
Concluindo, essa é uma série fantástica, com pontos que o diferenciam do anime e dos jogos, fazendo com que se torne uma história mais completa. E que certamente você desfrutará com o maior gosto e não irá querer parar de ler. Para aqueles que possuem algum dinheiro, aproveitem que os mangás estão sendo relançados a partir do número 1 e adquiram seu exemplar, você não irá se arrepender. Para aqueles que não podem comprar, não se desesperem, você pode encontrar scans na internet.
Espero que tenham gostado da matéria. Até mais.
Aproveito para deixar aqui também, um link para o mangá, caso se interessem: mangá Black&White
Você também poderá se interessar por:
Pokémon Go
Acredito que a maioria dos fãs, ao verem um mangá de Pokémon acabem lembrando na hora das intermináveis aventuras de nosso jovem (?) herói Ash (Satoshi na versão original). Pois podem esquecer tudo isso, porque o mangá possui um final em cada arco, sempre renovando os personagens, e quando digo isso quero dizer todos os personagens, e não apenas os secundários.
Os personagens principais sempre irão atingir seus objetivos, vencerão o grupo malvado e terão um final, podendo aparecer ou serem citados nos próximos arcos, mas como personagens secundários. Tirando algumas exceções, como no caso dos remakes: Fire Red e Life Green; Heart Gold e Soul Silver; e até mesmo o novo jogo Ômega Ruby e Alfa Safira que possuem um arco, nesse caso, com os personagens de cada jogo anterior como sendo os principais.
É interessante você reparar que cada herói possui uma habilidade diferente. Os mais notáveis são os primeiros: Red, Green (ou Blue aqui no ocidente), Blue (conhecida como Green aqui), Yellow, Gold, Silver e Crystal. As habilidades de cada um são citadas pelo próprio professor Oak. Nos outros arcos, as habilidades poderão ser citadas de certa forma em alguns diálogos, mas acabará ficando por sua conta supor o que aquele personagem tem de especial.
Outro ponto que você notará de diferente do animê, é que não são todos os treinadores que recebem uma Pokédex, sendo estas limitadas para 3 ou no máximo 4 treinadores escolhidos a dedo pelos professores de cada região. Eles recebem junto com a Pokedéx um pokémon cada, e ficam conhecidos como Pokedés holders e são respeitados por serem supostamente, os melhores treinadores da região.
Todos os pokedéx holders até o arco Black&White 2! |
Pode-se notar como é aproveitada a mitologia do próprio mundo de pokémon. Para aqueles que não sabem, cada pokémon raro possui sua própria mitologia, podemos compara-los no nosso mundo como os deuses de cada panteão, sendo que cada região possui um grupo de deuses. No caso de Black&White temos Zekrom e Reshiram, pokémons do ideal e da verdade, respectivamente. De acordo com a lenda, inicialmente havia um único dragão que servia dois irmão, no entanto estes acabaram brigando e o dragão se dividiu em duas existências, no dragão do trovão defensor do ideal; e no dragão do fogo defensor da verdade. Cada dragão então resolveu seguir um dos irmãos.
Fonte: forwallpaper |
Nessa era temos como vilões o Team Plasma, equipe que possui o desejo de libertar todos os Pokémons de seus treinadores, transformando-os em seres livres. E adivinhem qual dos dragões eles procuram? Acertou quem escolheu Zekrom como resposta! Sim, eles procuram o dragão do trovão para transformar seu ideal em verdade. E para isso eles também possuem um rei, o personagem N, para convencer as pessoas a se unirem a sua causa e capturar o pokémon.
Mais para frente ficamos sabendo que N é apenas uma ferramenta criada e manipulada pelos conselheiros, para que estes pudessem dominar o mundo. E para combater essa equipe e o seu rei, nosso herói Black terá que provar que possui a determinação necessária para despertar o dragão Reshiram e trazer a verdade à tona!
A única coisa que já adianto é que no final desse arco você ficará com a cara de "PQP, o que aconteceu?", ou "Como assim esse é o final?". Mas calma leitores, se conheço bem o Hidenori, ele não dará ponta sem nó, então todas nossas perguntas provavelmente serão respondidas no arco de Black&White 2. Pelo menos, assim espero.
Fonte: bulbapedia |
Espero que tenham gostado da matéria. Até mais.
Aproveito para deixar aqui também, um link para o mangá, caso se interessem: mangá Black&White
Você também poderá se interessar por:
Pokémon Go
Nenhum comentário:
Postar um comentário