segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

UnderTale - Um Jogo Nada Convencional

Olá pessoal!

Como passaram o natal e o ano novo?

Eu passei esses dois feriados aproveitando a família e sem internet. E devo dizer que algumas vezes é interessante você ficar um tempo desconectada para aproveitar e conhecer novas coisas.

Esse tempo no interior foi bom para vir com novas idéias. Mas em certos períodos pode acabar sendo um pouco entediante...

E nessas horas acabei acompanhando os jogos que meu irmão tinha no computador. Estando entre o acervo, UnderTale.


Aparentemente já fazia um tempo que ele estava pensando em experimentar esse jogo, mas como não tinha muito tempo (por conta do LOL), ele acabava deixando para depois.

Mas como iríamos passar um bom tempo sem internet, ele resolveu testar UnderTale.

E avisando que este é um jogo para Microsoft Windows e OS X.

História


Ela se passa após uma época em que humanos e monstros co-existiam no planeta. Mas por serem diferentes, estavam sempre em conflito.


Após uma guerra entre as duas raças, os monstros acabam sendo derrotados e selados em baixo de uma montanha.

Essa montanha então fica conhecida como Monte Ebott, e é dito que todos os humanos que escalaram ela, nunca mais voltaram...

No período atual, uma criança (você) resolve escalá-la e acaba caindo na montanha onde os monstros estão selados. E agora, você deverá descobrir uma maneira de voltar para o mundo humano.


Opinião


Aviso para os leitores: "Haverão spoilers sobre o jogo à partir daqui. Caso não goste, aconselho a pular para o próximo tópico."

Depois de experimentar o jogo, resolvi fazer uma pesquisa sobre ele. E descobri que UnderTale havia sido lançado em setembro de 2015, sendo um jogo de certa forma, recente.


O criador, Toby Fox, utilizou conceitos interessantes para construir a história do jogo. Podendo surpreender os jogadores desinformados (como o que aconteceu comigo e com meu irmão).

O que diferencia UnderTale dos outros jogos de RPG (que já joguei), é que você têm a escolha de não matar os monstros que aparecem.

Essa opção é dada tanto para os monstros normais, que aparecem aleatoriamente, quanto para os chefões, que são os monstros com poder maior e que possuem grande importância para a história.

O que achei interessante, é que o jogo testa a sua moral. Se você tivesse a escolha de não matar o monstro, você o deixaria vivo?

Essa escolha faz com que UnderTale se diferencie dos jogos convencionais de RPG, onde a sua meta é matar os monstros, para conseguir experiência e dinheiro para poder derrotar o chefão final.


Mas é claro, se você opta por não derrotar os monstros, você não conseguirá experiência e nem dinheiro. Ou seja, você continuará no nível 1 até o final do jogo e seu dinheiro será limitado.

Isso fará com que você tenha que ser habilidoso para conseguir desviar de todos os ataques, não morrer (ou morrer o mínimo possível) e ainda transformar seus inimigos em amigos.

No entanto, pensando no objetivo do jogo. Onde suas escolhas podem interferir em todo o desenrolar da história futuramente, esse tempo pode ser bem recompensado.

Outro ponto interessante a se considerar é o humor do jogo. Em minha opinião ele é muito bom, com várias cenas que me fizeram dar muitas risadas. 

Papyrus garantirá essas risadas

Principalmente porque o próprio jogo te dará opções de ações bem inusitadas.

No entanto, haverão aqueles (como meu irmão) que provavelmente acharão os trechos cômicos bem bizarros (para dizer o mínimo).

Jogabilidade


De acordo com minhas pesquisas (by Wikipédia), Toby Fox se inspirou em jogos como Shin Megami Tensei, Mario e Luigi e Touhou Project para a criação dos modos de batalhas.

E realmente você verá que nas batalhas você terá que desviar de vários obstáculos, assemelhando-se à jogabilidade de Touhou Project.

Você deverá desviar dos bonequinhos e dos tiros!

Todas as vezes que você se deparar com um inimigo, aparecerão quatro opções na parte inferior da tela, sendo essas: fight, act, item e mercy.

Na opção fight, você poderá atacar os inimigos para causar dano. Na nova tela que aparecer, terão de 3 à 4 barras em movimento que irão parar quando você clicar.

Quanto mais ao centro da tela a barrar parar, maior será o dano que você irá infligir no inimigo.

Act abrirá outra janela com novas opções, onde você poderá escolher o monstro que receberá a ação. E depois, você poderá escolher qual ação você quer tomar, podendo ser das mais variadas. Desde falar, quanto cumprimentar, insultar, e outras ações.

Abrace o vulcãozinho e ele ficará tão feliz, q  jogará lava em você rsrsrs

Na aba item, você poderá utilizar um item que você está em posse. Sendo que o personagem só poderá carregar até 8 itens com ele.

E por último mercy, fará com que você possa sair da batalha. No entanto essa opção só será válida, quando as opções da nova janela estiverem em amarelo.

Para não traumatizar o futuro jogador, já adianto que o jogo possui 3 finais. Um péssimo, um neutro (que foi final destravado) e um final feliz (que ainda não conseguimos destravar).

Para mais informações leia a parte de Opinião e Rotas.

Rotas


Como disse anteriormente há diferentes tipos de finais, e colocarei aqui alguns dos finais já descobertos e como destravá-los. Portanto se você não gosta de spoilers, não leia essa parte.

Final Ruim


Também conhecido como Rota do Genocídio ou Rota Sem Misericórdia, é um dos três finais que podem ser destravados durante o jogo.

Esse final é ativado quando o jogador mata todos os monstros que aparecem em qualquer uma das regiões, sendo estas: The Ruins, Snowdin Forest, Waterfall  e Hotland/Core.


Nessa rota, o protagonista mata todos os inimigos que encontra. Ganhando experiência, dinheiro e subindo de nível, como qualquer outro jogo de RPG.

Após matar todos os monstros de uma área, os encontros continuarão à ocorrer, mas nenhum monstro irá aparecer mais. 

E nos textos de batalha irá aparecer "Mas ninguém veio". Após aparecer a frase, o som irá se distorcer, tanto fora quanto dentro da batalha. Acompanhando o jogador em todas as áreas.

Quando todos os monstros de uma área forem eliminados, o texto dos pontos de save do jogo irá mudar para apenas "Determinação".

Para completar a Rota do Genocídio, todos os chefões e mini-chefões deverão ser derrotados. Se por acaso as mortes pararem, automaticamente o jogo irá para a Rota Neutra.


Alguns detalhes sobre o final podem acabar sendo alterados de acordo com suas escolhas finais. Também aparecerão monstros que você normalmente não lutaria nas Rotas Neutras e Pacifistas.

Para mais detalhes acesse: Rota do Genocídio. Se você não sabe inglês tente passar para o google tradutor, para entender o final geral.

Final Neutro


Ou Rota Neutra, é a rota que normalmente os jogadores destravam primeiro. Isso ocorre porque o final é levado para essa rota sempre que um dos requerimentos para a Rota Verdadeiramente Pacífica ou a Rota do Genocídio não é realizada.

Há várias versões desse final. Nessa rota sempre que você derrota o chefão final, aparentemente você volta para o mundo humano, deixando todos os monstros selados novamente na montanha.


No final você recebe uma ligação de Sans, que reporta como está Underground (o reino dos monstros).

O estado do reino irá depender das suas atitudes durante o jogo. Aparentemente há mais de 10 finais que podem ser destravados...

Para mais informações acesse: Rota Neutra. Lembrando que este site está em inglês, então aconselho a ler usando um dicionário ou o google tradutor caso não esteja familiarizado com a língua.

Final Feliz


Ou Rota do Verdadeiro Pacifista, é considerado o verdadeiro final de UnderTale, possuindo um final feliz e com os créditos completos.


Para destravar esse final, primeiramente e mais importante, você NÃO deve matar NENHUM monstro. 

Mas nem mesmo os chefões? Nem mesmo os chefões. Você deve fugir deles, ou seja lá o que queira fazer. MENOS, matar.

Nem mesmo a flor maldita? Bem, se você matá-la aparentemente você voltará ao título do jogo. Então, tristemente parece que isso também não será possível...

Para destravar o verdadeiro final do jogo, você deverá completar esses requisitos:

1 - NÃO matar nenhum monstro, ou Dummy das ruínas ou de nenhuma outra área.

2 - Depois de lutar contra Papyrus, visite a casa dele e termine o encontro com ele. Para isso apenas converse com ele e aceite o pedido de encontro. 

3 - Depois de fugis de Undyne e esta desmaiar na ponte de lava. Pegue um copo de água do resfriador e jogue na Undyne.

4 - Logo depois do passo 3, retorne para Waterfall e visite a casa de Undyne. É a casa do corredor ao lado da casa do fantasma que gosta de música. Papyrus estará esperando do lado de fora. Fale com ele e entre na casa, então complete a "lição de cozinha*" e tenha uma luta falsa contra Undyne.

5 - Complete a área do Core e poupe Mettaton EX.

6 - Complete a Rota Neutra, para começar a próxima série de eventos.

7 - De volta para o núcleo do MTT Resort, vá para a ponte que liga os dois lugares. Lá, Undyne pedirá para o protagonista entregar uma carta para ela.

8 - Fale com Undyne fora da casa de Papyrus para receber a carta de Undyne.

 - Se o protagonista alcançou a ponte sem o encontro com Undyne, então volte para completá-la, e ela lhe entregará a carta nesse ponto. Se o inventário estiver cheio, então você deverá ir para a casa de Papyrus para recebê-la.

 - Se o protagonista descartar a carta, então deverá conversar com Undyne novamente, para receber a Undyne's Letter Ex, que não poderá ser descartada.

9 - Coloque a carta em baixo da porta do laboratório de Alphys, e complete o encontro com ela.

10 - Papyrus irá ligar e te chamar para conhecer Alphys no laboratório dela. Retorne para o laboratório de Alphys para encontrar uma nota que diz, que o banheiro dela contém o verdadeiro laboratório.

11 - Procure as quatro chaves no verdadeiro laboratório e coloque-os em seus devidos lugares para abrir a sala do gerador. Ligue o gerador para acionar uma conversa com Alphys. Volte para o elevador perto da sala do gerador para ser transportado para a casa nova com a saída liberada. Isso sinaliza que o final pacífico irá ocorrer.

Para mais informações acesse: Rota do Verdadeiro Pacifista, que novamente está em inglês.


Já aviso que os dados que passei aqui são superficiais, contendo os passos em geral que você deverá fazer para chegar em cada final. Mas o site que passei, possui mais detalhes, contendo as diferenças que podem acontecer no final, resultando de cada ação diferente.

Aconselho a ler as matérias do site por estar mais específico, principalmente em relação à Rota Neutra, que possui vários finais diferentes.

E você também poderá perceber que mesmo as Rotas do Genocídio e a do Verdadeiro Pacifista possuem opções que você poderá escolher no final, que irá resultar em acontecimentos que influenciarão na próxima vez que você jogar.


Considerações Finais


Como vocês podem ver, UnderTale é um jogo bem complexo, que irá mexer com suas emoções. Isso ocorre porque no jogo você possui a opção de ser verdadeiramente bom e transformar seus inimigos em aliados, lhe dando o poder de escolha, entre matar e perdoar.


Isso também dá uma grande responsabilidade ao jogador, já que o final revelado irá depender exclusivamente de suas ações.

Além da história, podemos também citar a trilha sonora do jogo, que é bem divertida. A que mais gostei foi a da batalha contra Muffet a aranha.

Os obstáculos dela podem ser um saco de se lidar, mas a musica é legal. Isso meio que ameniza as várias vezes que você acaba morrendo para ela...

Com um humor leve e único, acredito que o jogo poderá lhe entreter por várias horas, sem se tornar maçante.

As situações que você deverá passar com cada um dos personagens, tendo que convencê-los sobre sua bondade. Também poderão ser um desafio, já que cada um deles possui um gênio diferente.

É interessante analisar como cada um dos personagens é criado para se tornar único. Tirando os monstros que aparecem aleatoriamente, você poderá perceber que cada um tem pensamentos próprios, diferentes dos outros e que nos aproximam deles.

Uma dica que deixo, é você tentar terminar primeiro o Final Feliz para depois tentar fazer outros finais. Já que como disse anteriormente as decisões que você toma mesmo nos finais influenciarão nas próximas vezes que você jogar.


E mesmo os finais neutros, algumas vezes podem ser bem surpreendentes (digo por experiencia própria)...

Mas essas também são características que acabam deixando UnderTale interessante.

Em suma, é um jogo bem estruturado, com uma história interessante e que provavelmente irá agradar seus jogadores.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

* Essa foi uma adaptação que fiz da palavra, já que não consegui pensar em nada melhor...

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