sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Haruichi Furudate o Criador de Haikyuuu!

Nessa postagem trago uma matéria sobre um mangaká que gosto muito, Haruichi Furudate! Falarei sobre seu trajeto até o sucesso de Haikyuu! E também sobre suas obras não tão conhecidas pelo pessoal.

Fonte: twinavi

Haruichi é um mangaká de séries shonen da companhia Sueisha, que é responsável pela publicação da Weekly Shonen Jump, revista que publica semanalmente capítulos de séries voltadas para garotos, e onde a maioria das suas criações foi serializada.

Agora falarei um pouco sobre suas obras e minhas opiniões sobre elas.

King Kid


Essa foi sua primeira história criada e mandada para concorrer em um evento, recebendo uma menção honrosa no final. Foi criado em 2008 e teve sua publicação na Weekly Shonen Jump, como um one-shot.

Fonte: tumblr
A história começa no mundo de Kid, um jovem que se intitula rei da cidade onde vive. Apesar de não ser o detentor oficial do título, ele a protege como se fosse sua. Por conta disso, a população possui grande afeição por Kid, mesmo ele possuindo um gênio difícil.

No decorrer do mangá, nos é mostrado a verdade sobre seu mundo. E a pergunta que fica é: o que ele fará quando descobrir que o seu mundo está prestes a acabar?

Opinião


Mesmo sendo uma história curta, achei que Haruichi conseguiu aproveitar bem o tema. O mangá possui um toque de aventura e magia que acredito que os fãs do gênero shonen irão apreciar.



Pode ser que você tenha um pouco de dificuldade para entender alguns pontos do mangá no começo, mas depois tudo fica claro. Portanto a minha recomendação é, não desista e continue lendo! Você não se arrependerá.


Kiben Gakuha, Yotsuya Senpai no Kaidan




História publicada em 2009 pela Weekly Shonen Jump, contando com 3 volumes publicados. Diferente da história anterior voltada para a aventura e para a magia, essa história é voltada para o mistério e para o terror.

Fonte: mangago
A história começa com um boato contado pelos alunos sobre Yotsuya senpai, que aparentemente é um aluno com a habilidade de resolver mistérios. Depois somos apresentados à Nakashima Makoto, uma estudante do colegial que está preocupada com o desaparecimento de sua amiga.

Depois de ouvir boatos sobre um assassino em série e sobre uma história de fantasmas. Makoto resolve ir à procura de Yotsuya para que este ajude a encontrar sua amiga Hinano. Acontece que ele é considerado uma lenda urbana pelos outros estudantes, sendo que todos acham que o próprio é uma aparição sombria.

No decorrer da história Makoto descobre que Yotsuya é um estudante do ensino médio que resolveu ficar na escola em busca de uma história de terror perfeita, para se tornar sua história final. E aceitando o pedido de Nakashima, ele a ajuda a descobrir o paradeiro de Hinano.

E esse é o início das aventuras de Makoto e Yotsuya para resolver novos mistérios da escola.

Opinião


Em minha opinião esse seria um mangá voltado para adolescentes e adultos, já que contém certos assuntos como morte, assassinatos e raptos. Mas acredito que aqueles que gostam de mangás de mistérios, contos de terror e aventura irão gostar.

Para ser sincera essa foi a primeira obra de Haruichi Furudate que tive contato. Na época estava procurando mangás e animes de terror para ler e assistir XD No final, acabei gostando dos traços e das histórias dele.

Fonte: tumblr

Aqueles que começarem a ler pode ser que tenham vontade de desistir, porque o começo é meio confuso e não entendemos muito bem as reais intenções de Yotsuya e o que o autor realmente quer nos passar. Mas depois a série vai ficando mais interessante, com novos casos para resolver.

Nessa série o autor usa as lendas conhecidas no Japão como tema principal. Provavelmente aqueles que gostam de contos de terror, irão associar algum dos contos com o tema principal de cada capítulo. 

Eu achei muito legal ver as histórias de terror pelos olhos de Furuya. O único ponto negativo do mangá todo, foi o final. Acontece que achei muito repentino e provavelmente ele poderia ser melhor aproveitado.  Mas não podemos culpar Haruichi por isso, já que aparentemente o mangá não estava fazendo muito sucesso no Japão, e por isso tiveram que cancelar a série mais cedo.


Mas continua sendo um mangá que vale a pena ler. Então para os amantes de terror e mistério, podem colocar ele em sua lista de futuros mangás.


Haikyuu!


Essa é a série de maior sucesso até o momento, ganhando até uma adaptação para anime, que terá a estreia da sua segunda temporada agora em outubro!

Fonte: shonenmania
O mangá está em publicação desde 2012 e conta com 175 capítulos e 17 volumes já publicados! E o tema principal desse mangá é o vôlei. Pelo que encontrei em minhas pesquisas Furuya participou de um time de vôlei no colégio.

A história gira em torno de Shoyo Hinata, um estudante do ensino médio, que após ver uma transmissão de um jogo de vôlei do campeonato nacional, decide se tornar um às no esporte.

O grande motivo foi ver o às da escola Karasuno jogar. Esse jogador possuía estaturas baixas se comparadas com os outros, no entanto ele possuía uma grande performance, sendo apelidado de “Pequeno Gigante”.

Encantado ao ver a superação daquele jogador, Hinata decide que também quer superar suas dificuldades e se tornar tão grandioso e conhecido, como o Pequeno Gigante.

Para trilhar esse caminho, ele cria um time de vôlei em sua escola fundamental e começa a treinar para o campeonato. O único problema é que nenhum aluno quer entrar para o time e no final, Hinata participa dos jogos com um time inexperiente formado por seus amigos.

Fonte: tumblr
Seu primeiro adversário acaba sendo o favorito do campeonato e eles são totalmente derrotados. Não antes sem Hinata mostrar um pouco de sua habilidade, e sendo reconhecido pelo às do outro time, Tobio Kageyama, também conhecido como “Rei da Corte”.

Tendo sido derrotado em seu primeiro e último campeonato do fundamental, Hinata se foca em entrar no colégio Karasuno, o mesmo do qual o “Pequeno Gigante” fazia parte.

Qual não é sua surpresa ao encontrar Kageyama entre os novatos do time! E agora Hinata terá que aprender a trabalhar junto, com aquele ao qual ele jurou superar e que ele considerava seu maior rival.

Anime

A primeira temporada do animê contém 25 episódios e acompanha até o final do torneio de inverno, onde a Karasuno sofre uma derrota e é retirada do torneio.

Fonte: tumblr
Nesse arco fica a incógnita se eles participarão ou não do torneio de primavera. E depois mostra seu treinamento para ficarem mais fortes.

O anime possui duas músicas de abertura e duas músicas de encerramento, sendo estas:

- Imagination pelo grupo SPYAIR como primeira abertura

- Tenchi Gaeshi de Nico Touches the Walls como primeiro encerramento

- Ah Yeah de Sukima Switch como segunda abertura

- LEO de Tacica como segundo encerramento

Além disso possui mais dois filmes, Gekijo-ban Haikyuu!! Owari to Hajimari e Gakijo-ban Haikyuu! Shoosha to Haisha. 

Opinião


Desde pequena tenho um certo contato com o vôlei, e podemos dizer que ele é um dos meus esportes favoritos. Mas nunca me aprofundei muito no assunto, e me limitava a assistir aos jogos na televisão e acompanhar meus tios em alguns poucos jogos.

Mas sério, esse mangá me fascinou. A história dele, o desenvolvimento dos personagens, seus oponentes são tão bem elaborados, que você não quer mais parar de ver! Simplesmente assim.

O tema é mais realista do que os outros trabalhos do autor, mas também possui certas situações que podemos acabar julgando impossível de se acontecer, ou quase.

É interessante reparar em como a rivalidade entre Hinara e Kageyama os fazem se superar cada vez mais. E a intensa busca de aperfeiçoamento e desenvolvimento de Hinata, faz com que seus colegas de equipe também se motivem e busquem se superar.

Por enquanto o arco está no final do torneio de primavera do torneio de Miyagi. Ou seja, a história ainda está nas finais do torneio de uma das províncias do Japão.

Fonte: Deviantart
Pelo que pudemos ver no começo, posso supor que Furuya planeja ainda criar uma competição internacional, já que nos primeiros capítulos é mencionado que há vários jogadores bons pelo mundo e nessa hora aparece uma imagem do Rio de Janeiro.

Não é para menos, o Brasil é considerado o melhor time de vôlei do mundo! Estando em primeiro lugar no time masculino e em segundo lugar no time feminino.

Então se esse for mesmo o objetivo de Haruichi, podemos dizer que talvez o mangá ainda esteja longe do fim. Para nossa sorte XD

Nisekyuu


Além desses mangás, ele ainda possui uma obra produzida em parceria com Naoshi Komi, o autor de Nisekoi, intitulado Nisekyuu.

Fonte: kissmanga
Nesse crossover, temos nossos queridos personagens Hinata, Kageyama, Ryuu e Nishinoya correndo como punição por arranjar encrenca.

Nesse meio tempo eles acabam chegando ao mar e veem um panfleto dizendo que estão buscando times para o jogo de vôlei de praia.

Depois de uma pequena discussão, eles decidem participar do campeonato (cada um com seus objetivos).

E logo depois nossos personagens de Nisekoi: Raku, Chitose, Kosaki, Seishiro e Marika, aparecem para também se inscreverem no campeonato.

E nada mais natural, do que os dois se enfrentarem. Agora o que irá acontecer? Quem será o time ganhador? Vocês terão que ler para descobrir.

Opinião


Esse capítulo é bem leve e divertido. E a única coisa que posso dizer é que você dará várias risadas com esse crossover. Para você entender melhor o que acontece nele, sugiro você ler os dois mangás, assim você entende algumas piadas que eles passam e fica mais divertido. Não precisa ser tudo, desde que você leia pelo menos uns 10 capítulos de cada um acho que já dá para entender.


Considerações Finais


Aqui coloquei as obras que Haruichi Furudate criou até agora e podemos ver como elas são diferentes uma da outra. Tendo como único ponto em comum o gênero do público alvo.

Também não sei se fui a única a reparar, mas todos os personagens principais trabalham em dupla, e cada um possui um jeito diferente dependendo da cor do cabelo.

Podemos ver que aqueles que possuem o cabelo ruivo como Lily, Makoto e Hinata. Têm um jeito mais leve, sincero e divertido; sendo eles que se adaptam ao seu companheiro.

Por outro lado, temos os morenos, Kid, Yotsuya e Kageyama que possuem um jeito mais difícil. Estes são rígidos e buscam seus próprios desejos. Podemos ver que eles não possuem muitos amigos, sendo que se abrem apenas para o seu companheiro.  

Fonte: Haikyuu.wikia
De forma geral, gosto de como Haruichi trabalha e desenvolve suas histórias e personagens. A grande diferença entre os temas de suas obras, também mostra como ele é um mangaká talentoso, conseguindo trabalhar com temas diferentes, não se prendendo a apenas um.

Eu recomendo as obras dele, e acredito que aqueles que gostam do gênero shounen irão desfrutar delas.

Espero que vocês tenham gostado do artigo. Nos vemos em outra postagem.

Obs: para aqueles que pesquisarem sobre o autor, também encontrarão outra obra dele. Intitulada Asobiba e publicada em 2009 pela Akamaru Jump. No entanto, como não consegui encontrar essa série para ler, resolvi não a citar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário