quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nobunagun - O Ataque dos Objetos Evolutivos de Invasão

Esta é uma review que está em minha lista de futuras matérias, desde que voltei com o blog. Mas toda vez acontecia um imprevisto e não conseguia terminar de ver o anime.

Mas dessa vez, separei um final de semana e finalmente terminei de ver todos os 13 episódios do anime Nobunagun!


Quando a Terra é invadida por seres alienígenas


Aposto que o seu primeiro pensamento foi: naves descendo dos céus, seres todos deformados e bombados começando a atirar com suas armas super avançadas contra os humanos; ou ainda seres cabeçudos e com dedos alongados, utilizando seus poderes telecinéticos para escravizar a raça humana.

Pois bem, esqueça essas ideias, porque em Nobunagun, a Terra é atacada e ameaçada surpreendentemente pelo ser mais primitivo e talvez mais assustador que já existiu, uma célula alienígena.

Unindo as pessoas mais habilidosas da Terra, para a batalha


A história de Nobunagun gira em torno de Ogura Shio, uma estudante do colegial que possui sua vida virada de pernas para o ar, quando, em sua excursão para Taiwan, monstros começam a atacar.

As armas parecem não surtir efeito sobre os monstros, e todos estão em desespero. Em meio a todo esse caos, Shio começa a procurar por sua amiga Asao, e descobre que ela ainda está presa no local que os monstros estão atacando.

Quando um monstro ameaça atacá-las, cai do céu o que parece um míssil. E dele, sai um garoto que começa a atacar e destruir os monstros.

Devido a uma distração causada por Shio, o garoto acaba se ferindo e a arma dele se transforma em uma esfera.

Em meio a esse desespero, uma voz fala com Shio, e a instiga a pegar a esfera. E assim nasce Nobunagun! Uma garota com o espírito ancestral de Nobunaga Oda, um dos antigos senhores feudais japoneses, que fez história por tentar unir todo o país.

Acontece que a esfera é uma arma AU, que é ativada quando portadores de E-gene a seguram. Esses portadores possuem em seu material genético as mesmas características de famosos nomes da história da humanidade.

E Ogura Shio é a portadora do E-gene de Nobunaga Oda, podendo assim, invocar uma arma de fogo.


Agora que foi descoberta como uma portadora, ela deverá fazer a escolha entre continuar como uma estudante comum, ou se unir à DOGOO, uma organização voltada para a destruição dos alienígenas, chamados de Objetos Evolutivos de Invasão.

O ataque alienígena de Masato Hisa


Masato Hisa é o mangaká por trás da história de Nobunagun, trazendo para nós uma ameaça um pouco diferente do convencional.

Normalmente quando ouvimos sobre histórias de ataques alienígenas, os seres normalmente são superiores a nós tanto tecnologicamente quanto fisicamente. E essa raça tenta dominar a Terra por vários motivos diferentes.

No mundo de Nobunagun, a ameaça vem através de um meteorito que caiu na Terra. No entanto, essa peculiar raça alienígena possui a capacidade de se desenvolver rapidamente. O que começa como uma simples célula, logo se adapta e se desenvolve de acordo com as condições no planeta em que caem.

E o que parecia ser apenas um ser inofensivo, logo se mostra sendo um dos maiores terrores da raça humana. Com um grande poder de adaptação, logo as criaturas desenvolvem defesas naturais contra as armas humanas.


Por conta da sua grande capacidade de evolução, esses alienígenas acabam sendo apelidados de Objetos Evolutivos de Invasão.

Com um grande poder de adaptabilidade e uma enorme sede de sangue, as chances da sobrevivência humana parece ser zero.

E agora, quem irá nos defender?


Para nossa sorte, esse não é o primeiro planeta que esses seres atacam. Sendo assim, um sobrevivente de um dos planetas atacados, chamado Dogoo, descobre que um dos seus futuros alvos é a Terra, e decide vir aqui para nos ajudar a evitar que a Terra tenha o mesmo fim que o seu planeta.

O primeiro passo para evitar nosso terrível destino é coletar diferentes almas de pessoas com distintas habilidades. Para isso, Dogoo passou séculos coletando o gene de diferentes pessoas e os espalhando pelo mundo, para que assim, quando a invasão acontecesse suas habilidades pudessem ser utilizadas.


Ou seja, não importando o tempo que demorasse, desde que a linhagem continuasse a ser passada de pai para filho, as habilidades dessas pessoas poderiam ser utilizadas para defender a Terra contra os Objetos Evolutivos de Invasão.

E o segundo passo é, depois de espalhar todos os genes pelo mundo todo, e de esperar alguns séculos, você deverá descobrir a pessoa que possui em seu DNA o E-gene, e treiná-la para a batalha.

Nada melhor do que um plano simples e fácil de ser realizado.

Opinião


A história no modo geral é bem interessante. A ideia e desenvolvimento dos alienígenas achei que foi bem aproveitada e os personagens também são interessantes.

A que provavelmente irá se destacar é a Ogura Shio, com o seu vício por todos os tipos de armamentos e seu jeito retraído.

No entanto, por ter poucos episódios, achei que os outros personagens não foram bem desenvolvidos. Não que a construção deles tenha sido inadequada para a história, mas ao final, passa aquele sentimento de que Masato Hisa poderia ter se aprofundado mais neles.

Talvez isso ocorra, por que o anime só acompanha a história até o quarto volume de Nobunagun, sendo que a história completa vai até o sexto volume. Ou seja, vários desenvolvimentos e explicações de Hisa sobre a história é cortada para conseguir fazer com que o anime termine em apenas 13 episódios...

"Então é simples, é só nós procurarmos as scans do mangá para conseguir terminar de ler."

Esse é outro ponto triste sobre Nobunagun, infelizmente eu não consegui encontrar em nenhum lugar a história completa de Nobunagun (que já teve um final). Em português encontrei até o capítulo 7, contra os 41 capítulos da história.

E infelizmente nem mesmo as raws (o mangá escaneado em japonês) consegui encontrar com a história inteira! O máximo que consegui, foi até o volume 4!

Dos dois capítulos restantes, o máximo que consegui encontrar foi um Tumblr com a descrição deles. Mas já avisando para aqueles que se interessarem, tudo está escrito em inglês!

De maneira geral, o mangá de Nobunagun se torna uma leitura bem interessante, já que Masato Hisa desenvolve melhor os personagens, e principalmente a Shio.


É interessante notar na história de Nobunagun a visão de Masato em relação aos personagens históricos, sobre um ataque alienígena e principalmente sobre a mentalidade humana.

Em Nobunagun, é desenvolvido a opinião humana das pessoas quando descobrem que a Terra está sendo atacada e que a sua única salvação são algumas pessoas que possuem um certo gene especial. Assim como sua reação durante os ataques dos Objetos Evolutivos de Invasão.

É interessante observar a pressão que é colocada sobre os ombros de Shio e dos outros portadores de E-Gene, assim como é mostrados que basta apenas um pouco de desespero para a maioria das pessoas perderem as esperanças.

Mas, aqueles que se agarram apenas a uma pequena linha de esperança nos momentos mais difíceis e conseguem superar as adversidades se revelam verdadeiros heróis.

Cuidado, à partir daqui terão spoilers!

De acordo com algumas scans dos volumes originais e das descrições, nos é revelado que a Shio acaba entrando em choque depois de um ataque ocorrido em sua cidade, e também o motivo pelo qual Asao foi falar com a Shio no primeiro episódio.

Também há um aproveitamento melhor na relação entre o Adam e a Shio, além de ficarmos sabendo que os dois são os únicos que conseguem ouvir e interagir com seus espíritos do E-gene.

Também parece haver uma estranha ligação entre a Shio e os Objetos Evolutivos de Invasão. E no decorrer da história, Shio acaba despertando um novo E-gene. Como? Também não sei...

Então podemos ver um desenvolvimento de história interessante de Masato Hisa, com uma boa dose de ação, comédia e algumas cenas ecchi.

Uma obra recomendada para aqueles que buscam um mangá ou um anime com personagens únicos e que desejam dar várias risadas.

Para baixar os episódios: Anbient

Para assistir online: Anime Yes

Raws mangá: Jp-Dl.com.

Tumblr: Classified Evidence

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário