Hoje trago a review sobre uma obra de Riichiro Inagaki e Yusuke Murata, Eyeshield 21!
Esse mangá shonen tem como tema um esporte não muito comum no Japão (pelo menos eu não vejo muitos mangás sobre ele), o futebol americano.
O mangá foi iniciado em 2002 e foi finalizado em 2009, contando com 333 capítulos, que foram compilados em 37 volumes.
Mas o sucesso foi tão grande do mangá, que ele também recebeu adaptação para anime, que conta com nada menos do que 145 episódios!
Para se ter uma ideia do sucesso que o mangá e o anime tiveram, os dois estavam por um bom tempo entre o TOP 10 de suas respectivas listas.
História
Como protagonista temos Sena Kobayakawa, um introspectivo garoto de ensino médio, que é fraco e vive sendo intimidado pelos valentões da escola. E sempre acaba sendo salvo por Mamori Anezaki, sua amiga de infância.
Acontece que por acabar sendo um ímã ambulante para valentões, Sena acabou desenvolvendo algumas características para fuga. Entre elas estão uma boa resistência física, boa velocidade e agilidade na tomada de decisões para rotas de fuga.
Essas características acabaram chamando a atenção de Yoichi Hiruma, o capitão do arruinado time de futebol americano da escola.
Então este, convence (força) Sena a entrar para o time. Mas por conta da reprovação de Mamori, eles acabam tendo que colocá-lo apenas como um simples assistente de time para o público, quando por baixo dos panos ele é o running back do time.
Os jogadores dessa posição precisam ter um bom desempenho físico e rápidas decisões, já que são encarregados de levar a bola para o outro extremo do campo, desviando dos jogadores do time adversário que tentar derrubá-lo.
Sabe aquele jogador que nas partidas sai correndo com a bola na mão, e que acaba sendo esmagado no final pelos jogadores adversários? Então, esse é o running back.
Para causar uma boa impressão, Hiruma inscreve Sena como sendo o Eyeshield 21. Um jogador misterioso e conhecido como o melhor running back já existente nos campeonatos escolares.
Ele acaba espalhando esse boato, por acreditar que Sena possa ser tão bom quanto esse lendário jogador, e porque o real sempre usavam viseira durante as partidas, facilitando assim, esconder a identidade do jogador do time, principalmente de Mamori, que reprovava veementemente a participação de Sena nos jogos.
E assim começa a história do time Deimon Devil Bats, para conseguirem os jogadores restantes para o time. E sua jornada para vencer os campeonatos.
Caso não tenha entendido algum termo, acesse nosso Dicionário Otaku
Personagens
Aqui listarei alguns dos personagens do time do Deimon Devil Bats
Sena Kobayakawa
É o personagem principal do anime, se tornando o running back do time de futebol americano do time Deimon Devil Bats.
Para esconder a identidade de Sena, Hiruma dá a ele um capacete com uma viseira verde, que cobre o rosto do jogador, impedindo assim, os outros de reconhecerem sua verdadeira identidade.
Por um longo período do anime, Sena continuará usando sua viseira, até o momento de ter a confiança para tirá-la e mostrar seu rosto nos jogos.
Acaba que apesar de utilizá-la para esconder sua identidade, muitos jogadores acabam descobrindo que Sena é o Eyeshield 21 da Deimon Devil Bats.
Mamori Anezaki
Essa é a amiga super-protetora de Sena. Sendo completamente contra a entrada dele no time de futebol americano.
Para ficar de olho em seu querido amigo, Mamori resolve entrar para o clube também, como uma assistente de time.
Apesar de entrar para o clube apenas para ficar de olho em Sena, Mamori mostra um grnade conhecimento sobre as regras do jogo. Também criando estratégias que ajudam o time nas partidas.
Ela é uma garota responsável e confiável, que devido ao seu senso de responsabilidade acaba entrando em frequentes discussões com Hiruma.
Yoichi Hiruma
Este é um dos três fundadores do clube de futebol americano, sendo o quarterback e o estrategista oficial do time. Ele também é o capitão, e inicialmente é também responsável por agendar as partidas.
Hiruma é um jogador muito inteligente e que se preocupa com seus colegas de time (apesar de não parecer). Podemos dizer que grande parte das vitórias que o time teve foram méritos das mirabolantes estratégias de Hiruma.
Apesar de tudo, ele possui um gênio difícil e é viciado em jogos de cartas. Principalmente o pôquer, já que os outros jogadores não conseguem ler suas feições, para saber se está blefando ou não.
Ele também possui um "Livro de Travessuras", onde escreve informações sobre outras pessoas, que ele persegue para conseguir dados. Elas normalmente são utilizadas para chantagear os outros, lhe dando uma posição de autoridade e respeito.
Devido a sua personalidade de sempre querer pressionar suas vontades contra os outros, também faz com que ele entre frequentemente em discussões com Mamori.
Ryokan Kurita
Assim como Hiruma, Kurita também é um dos três fundadores do clube, onde ocupa a posição de lineman, que têm como objetivo defender os outros jogadores.
Apesar de sua personalidade gentil e bondosa, ele possui uma grande força, que é usada para parar os outros jogadores que tentam derrubar seus companheiros.
Seu maior sonho é o de participar do Christmas Bowl, um torneio de futebol americano de natal.
Nos é mostrado também que Kurita vive em um templo antigo com seu pai, que acredita que para um garoto crescer forte e saudável, ele precisa comer muito.
Apesar de parecer gordo e não possuir muita auto-estima, Kurita é o jogador mais forte do time, mostrando-se de grande ajuda nos momentos de risco da partida.
Tarô Raimon
Conhecido como Monta pelos companheiros de time, ele é o wide receiver da equipe. O jogador dessa posição deve se descolar para conseguir receber as bolas dos outros jogadores.
Inicialmente Monta é do time de beisebol do colégio, mas devido as consecutivas falhas em se tornar um titular do time, ele acaba entrando para o clube do futebol americano depois de ser enganado por Hiruma.
O mais interessante é que depois de entrar para o time, em um treinamento, Hiruma acaba descobrindo o verdadeiro dom de Raimon.
Aparentemente nosso querido quarterback estava tendo dificuldades para encontrar um jogador que pudesse segurar eficientemente as bolas dele, já que ele jogava-as com muita força.
E calhou que Monta conseguia pegá-las. Fazendo com que Hiruma se empolgasse em construir novas táticas para o jogo e começasse o treinamento de Raimon.
No decorrer da história, podemos ver que assim como Sena, Monta também apresenta um grande desenvolvimento.
Suzuna Taki
É uma estudante do colegial, que é contratada para descobrir a verdadeira identidade do Eyeshield 21. No entanto depois acaba se tornando a líder das animadoras de torcida da equipe.
Apesar de tudo, ela não estuda na mesma escola. Aparecendo somente para os jogos contra as escolas.
Existem muito outros personagens legais, que gostaria de colocar aqui. Mas como iria ficar muito comprido e provavelmente acabará saindo algum spoiler, resolvi só colocar esses personagens.
Anime e mangá
Como disse anteriormente o mangá possui 333 capítulos compilados em 37 volumes. E conta com 145 episódios.
Além disso contam também com dois OVA's, o primeiro intitulado Eyeshield 21: The Phantom Golden Bowl e o outro Eyeshield 21: Christmas Bowl e no Michi.
O anime acompanha o mangá até mais ou menos o capítulo 241. Nesse arco final temos a preparação para o campeonato mundial. Onde os jogadores terão que enfrentar times de outros países.
E adivinhem qual é o time mais forte? Quem acertar leva um picolé de jaca!
Bem, não vou contar como será o final para não estragar a surpresa, mas já adianto que é muito bom :3
Há algumas mudanças entre o mangá e o anime, mas nada que você não entenda caso queira apenas ler os capítulos finais, depois de ver o anime inteiro.
Mas em minha opinião, se você tiver tempo, é interessante que dê uma lida também na história do mangá depois de ver o anime.
Músicas
As músicas de Eyeshield 21 são bem legais, e caso você tenha interesse, estarei listando-as aqui.
Aberturas
Breakthrough de Coming Century acompanha os episódios 1 ao 35.
Innocence cantada por 20th Century acompanha os episódios 36 ao 64.
Dang Dang de ZZ é a abertura dos episódios 65 ao 103.
Blaze Line cantada por Back-on acompanha os episódios 104 ao 126.
Honoo no Running Back de Short Leg Summer é a abertura dos episódios 127 ao 145.
Encerramentos
Be Free de Rikken'z é o encerramento dos episódios 1 ao 13.
Blaze Away cantada por TRAX acompanha os episódios 14 ao 35.
Goal de Arashiro Beni é o encerramento dos episódios 36 ao 64.
Run to Win! de Aya Hirano acompanha os episódios 65 ao 86 e 88 ao 100.
A Day Dreaming cantada por Back-on é o encerramento do episódio 87.
Flower de Back-on acompanha os episódios 101 ao 144.
Song of Power cantada por Short Leg Summer é o encerramento do episódios 145.
Opinião
Posso dizer com extrema sinceridade que esse foi um dos animes que mais me surpreendeu. Isso porque apesar de gostar de animes e mangás de esporte, eu não estava dando nada para ele.
Eu apenas li em alguns sites falando que era um bom anime, mas não havia nada que realmente me chamasse a atenção nas reviews. Mas mesmo assim, acabei deixando ele na lista de futuros animes para assistir.
E realmente não me arrependo!
Os personagens são bem estruturados e você possui uma história que realmente acaba te prendendo. Aqueles que viram Katekyo Hitman Reborn e gostaram do desenvolvimento dos personagens, provavelmente acabarão gostando desse anime.
Posso dizer que a primeira coisa que pensei assim que vi o Sena, foi em como ele me lembrava o Tsuna de KHR. Os dois possuem um jeito bem parecido, sendo dois "fracotes", sempre fugindo dos outros, não conseguindo fazer muitas amizades e com uma força de vontade minúscula.
Mas isso tudo no começo da história. No decorrer do anime e do mangá os dois possuem um enorme desenvolvimento, se tornando verdadeiros protagonistas de suas respectivas séries.
E isso é um dos pontos que realmente chama a minha atenção, o desenvolvimento dos personagens. Todo o caminho que eles tiveram que percorrer para conseguir se tornar as estrelas que são hoje. Não dando aquela ilusão de que uma pessoa já nasce perfeita.
Não, nessas histórias o personagem precisa passar por duras provações para finalmente se tornarem os heróis que são. E isso é o que acontece em nossas vidas, nós precisamos passar por várias dificuldades para realmente termos sucesso. E isso é o que acho mais importante em um programa voltado para os jovens.
É interessante como os autores conseguiram desenvolver várias situações pessoais que os jovens passam. Essa facilidade é dada pela existência da grande quantidade de personagens.
É óbvio que nem todos têm um grande desenvolvimento, o que se tornaria bem difícil, mas a maioria têm sua hora de brilhar.
O mais interessante de tudo é que o anime conseguiu explicar de forma bem divertida as regras do jogo, e para reforçá-las ainda passavam explicações reais entre os intervalos.
O único problema da história são realmente as cenas fora de campo. Já que os autores não conseguiram desenvolvê-las bem, podendo te deixar desanimado no começo. Nessas cenas não há muita história nem desenvolvimento, dando a impressão de que eram cenas apenas para tampar buracos.
Outro ponto que alguns podem acabar se incomodando é quanto algumas cenas das jogadas. Já que para dar mais emoção, são colocados alguns efeitos especiais nas jogadas, que podem acabar incomodando algumas pessoas.
Fora isso, o anime e o mangás são ótimos. O jogo realmente explica e mostra jogadas reais do esporte, os personagens são carismáticos, as músicas são boas e a história é interessante.
Realmente é um anime que recomendo para todos aqueles que gostam de animes de esportes, ou que estão procurando alguma história de superação e amizade.
Apesar do Sena ser o protagonista da história, provavelmente a cena será roubada por Hiruma.
Que como podem ver, não é o melhor exemplo de herói dos animes...
Bem, espero que tenham gostado da matéria!