quarta-feira, 9 de março de 2016

Yowamushi Pedal - Pedalando até o Topo

Bicicletas são, provavelmente, o primeiro meio de transporte que aprendemos a utilizar. Normalmente os pais ensinam desde cedo à criança a como pedalar. 

As bicicletas também são consideradas os meios de transportes mais utilizados no mundo, já que elas não poluem, seus custos são baixos e ainda servem para a diversão.

Há várias modalidades de esportes com a bicicleta, e o criador de Yowamushi Pedal, Wataru Watanabe, foca na modalidade de "Road Race", ou como é conhecido no Brasil, "Ciclismo de Estrada".

Mais especificamente, nas provas por etapas. Onde são formadas equipes, com um número determinado de ciclistas e estes devem vencer as corridas de determinadas etapas.

No anime também são mostrados ou citados outros tipos de provas, no entanto seu maior foco estão nas competições com provas por etapas.

Essas provas são conhecidas por durarem no mínimo dois dias, e possuírem um longo percurso, envolvendo terrenos planos e montanhosos.



Como a disputa de Road Race possui uma longa duração, a maioria dos episódios acabam sendo voltados apenas para uma única disputa, no entanto, a forma como Wataru cria estas disputas acabam envolvendo o telespectador/leitor e você acaba vendo vários episódios sem se dar conta.

O modo como ele monta cada parte da história também faz você ficar preso nos episódios, pois como disse anteriormente, é uma disputa por etapas, então assim que uma disputa acaba, Wataru logo já engata a próxima disputa, o que te faz ficar preso à história.

 Porque posso ir para Akiba de graça


Para aqueles que não sabem, Akihabara ou Akiba como também é conhecida, é o local com maior comércio de produtos de animes, mangás, jogos e tecnologias do Japão.


E como vocês podem supor, o nosso protagonista Onoda Sakamichi, é um otaku. E como todo otaku, ele adora ir para Akihabara para ver as novidades de seus animes, mangás e jogos favoritos (seria como a Liberdade aqui em São Paulo)

Por ser muito tímido, ele tem dificuldade em fazer amizades. E seu maior sonho é entrar em um clube de anime no ensino médio, e assim, finalmente conseguir fazer amigos.

Para sua surpresa, o clube de anime do colégio Sohoku acaba fechando por falta de membros. Fazendo com que Onoda perca as esperanças de fazer amizade.

Acontece que para economizar dinheiro e comprar mais produtos, Onoda costuma ir para Akihabara de bicicleta ao invés de pegar o trem. 

Isso não seria surpreendente, se não fosse pelo fato de que o distância de Akiba para Chiba (que é a cidade deles) é de 45 km, o que resultaria em ida e volta, um percurso de 90 km! Que diga-se de passagem, ele faz toda semana...

Além disso, Onoda possui o hábito de cantar as músicas de seus animes preferidos, optando assim, pelos trajetos menos movimentados para ir à escola.

No entanto, seu trajeto matinal acaba consistindo em uma subida por uma longa ladeira com 20% de inclinação. Ou seja, seria uma subida para matar qualquer um de cansaço.

E esses dois fatores acaba atraindo a atenção de Imaizume Shunsuke, um ciclista com grande talento e também primeiranista como Onoda.


Depois de uma disputa entre os dois, Imaizumi expõe para Onoda que ele possui talento para o ciclismo e que ele poderia fazer melhor uso do talento se entrasse no clube de ciclismo.

Agora Onoda está entre continuar seus esforços para reviver o clube de anime, ou entrar no clube de ciclismo e começar a desenvolver seu grande talento...

Ciclismo de Estrada


Como disse anteriormente, Wataru destaca as disputas em equipes do ciclismo de estrada. Apesar de ser explicado os conceitos durante o anime e o mangá, falarei um pouco na matéria o que é o ciclismo e alguns conceitos para aqueles que não conhecem não ficarem perdidos durante o restante da matéria.

Esse tipo de competição também apresenta diferentes tipos de provas, e Yowamushi Pedal foca nas Provas por Etapas.

Nessa disputas há diferentes provas, que são corridas para chegar em determinado ponto antes dos outros competidores. Esses pontos são determinados em locais planos e longos, e também no topo de uma montanha e a linha de chegada.

Para vencer, o time deve conseguir o menor tempo em cada uma das etapas. E para o vencedor de cada etapa há um prêmio.

Como é uma disputa em equipes normalmente um ou mais dos integrantes de cada equipe é especializado em cada trecho. 

No vídeo abaixo coloquei uma propaganda do Giro d'Italia de 2016.



Aqui segue o link de outro vídeo dos melhores momentos do Tour de France de 2015. Onde mostra um pouco sobre o trajeto, os tipos de dificuldade que os ciclistas podem encontrar, e também sobre a velocidade que eles conseguem atingir. 

Temos ciclistas atingindo sozinhos velocidades de 24 km/h e em grupos atingindo mais de 50 km/h. É realmente incrível!



Tipos de Ciclistas


Aqui colocarei os tipos de ciclistas que são citados em Yowamushi Pedal para tentar minimizar o conteúdo, no entanto, há mais tipos de ciclistas.

- Velocista: também conhecido como sprinter, é um ciclista que consegue criar curtos disparos de velocidade. Dentro dessa categoria também podemos dividir entre velocistas que conseguem atingir uma velocidade máxima elevada, mas que precisa percorrer uma distância maior para alcançá-lo, e há velocistas que produzem acelerações curtas mas afiadas. No anime, esses ciclistas disputam as primeiras etapas por pontos, que ficam em locais planos e longos, onde o importante é a velocidade. O primeiro a chegar na etapa ganha a camisola ou numeração verde.




- Escalador: ou climber, é o nome dado a ciclistas que possuem talento para escaladas. Eles disputam os trechos que possuem subidas, que são as etapas das montanhas. Os escaladores precisam possuir um corpo delgado e leve para facilitar as subidas nos trechos montanhosos perdendo o mínimo de velocidade possível. No anime os escaladores disputam para chegar ao ponto mais alto do trajeto e assim ganhar a numeração vermelha. Mas também é mostrado que o primeiro a chegar ao topo, normalmente ganha a camisola com bolinhas vermelhas.




- All-rounder: é um ciclista que é bom tanto em escaladas como em provas contra o relógio, e se possível um decente velocista. All-rounders são normalmente líderes de time, e possuem o papel de conseguir uma boa posição na classificação geral. O primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, ganha a camisola amarela, ou no caso do anime, a numeração amarela. Ainda há a camisola branca que possui os mesmos critérios da camisola amarela, no entanto é disputado apenas por corredores jovens com até 25 anos.


Personagens


Onoda Sakamchi


O protagonista de Yowamushi Pedal, é um grande fã de animes, mangás e jogos. Tende a pedalar 90 km semanalmente até Akihabara, desenvolvendo assim, uma habilidade para o ciclismo.

Também descobrimos que a casa de Onoda fica no alto de uma ladeira bem íngreme, o que provavelmente fez com que ele desenvolvesse habilidade para escaladas. Mas também aparentemente foi um empecilho para a visita de amigos...

Onoda é um garoto bem tímido e com pouca autoconfiança, por isso possui muitas dificuldades para fazer amizades. E esperava que no ensino médio, pudesse entrar no clube de anime para fazer amizades e visitar Akihabara.

Após descobrir sobre o fechamento do clube de anime, e fazer amizade com Imaizumi e Naruko, Onoda decide entrar para o clube de ciclismo.

Durante o Inter High é revelado que Onoda é um escalador nato, já que consegue escalar os trechos montanhosos sem perder velocidade.

Imaizumi Shunsuke


Um talentoso ciclista que participa de competições desde a escola fundamental. Utiliza seu físico bem desenvolvido e pensamento lógico para vencer as competições.


O encontro com Onoda chama sua atenção, fazendo Imaizumi a desafiar Onoda em uma corrida, correndo o risco de ter que entrar para o clube de anime caso perdesse.

No decorrer da história percebemos que Imaizumi acaba mudando, fazendo amizade com Onoda e aprendendo a confiar mais em seus colegas de equipe.

Até mesmo em relação à Naruko, onde antes havia uma rivalidade entre os dois, agora aparentemente há uma incrível confiança e companheirismo (apesar de parecer mais uma competição entre os dois).

Nos capítulos mais recentes de Yowamushi Pedal, é mostrado que Imaizumi também acaba fazendo amizade com Sugimoto. Ajudando-o nos treinamentos e por fim reconhecendo a habilidade dele como velocista.


Imaizumi possui grandes habilidades em todos os tipos de trechos em uma corrida, sendo revelado que ele é um ciclista all-rounder.

Para quem assistir os episódios de Yowamushi Pedal, é interessante ver os curtas após as músicas de encerramento. Aparentemente Onoda começa a apresentar o mundo dos animes para Imaizumi... 


Naruko Shoukichi


Primeiranista do colégio Sohoku, acaba fazendo amizade com Onoda depois de encontra-lo em Akihabara, quando procurava um lugar para comprar modelos de Gundam para seus irmãos.


Naruko é o tipo de personagem cabeça quente e competitivo. Possui uma grande confiança em sua velocidade, o que o torna um sprinter.

Essa confiança o faz constantemente desafiar Imaizumi e Tadokoro para competir. Podemos dizer que Naruko vê Imaizumi como seu rival, e vê Tadokoro como um sempai ao qual admira mas também deseja superar.

Nos capítulos mais recentes, é visto que após a graduação de Tadokoro, Naruko começa a desafiar Aoyagi, que também é um sprinter.

Apesar de considerar os ciclistas do tipo sprinter os melhores, e possuir muito orgulho de ser um, é revelado que ele começa a treinar para se tornar um all-rounder para o segundo Inter High.

Kinjou Shingo


Capitão do Clube de Ciclismo de Sohoku, é um terceiranista com experiência na competição Inter High.


É considerado o Ace da equipe, normalmente disputando a etapa final. Essa etapa consiste em ver qual ciclista cruza a linha de chegada primeiro.

É maturo e lógico, primeiramente aparenta ser um cara frio, no entanto ao decorrer do anime é mostrado que apoia e se preocupa com os integrantes do clube.

Kinjou também é conhecido como Cobra do Caminho de Pedra, por ser considerado um homem que nunca desiste.

Assim como Imaizumi, Kinjou possui grandes habilidades atléticas e consegue manter um bom ritmo em todos os tipos de trechos, sendo um all-rounder.

Recentemente também é mostrado que após sua graduação, Kinjou entra em uma faculdade com uma equipe de ciclismo, continuando a competir.


Makishima Yusuke


Assim como Kinjou, Makishima é um terceiranista do Clube de Ciclismo, já possuindo experiência no Inter High.


Primeiramente, aparenta ser um cara pessimista e assustador, não conseguindo manter uma conversa com Onoda e assustando-o.

Depois é revelado que Makishima é só um cara que não sabe como interagir com outras pessoas, o que normalmente acaba causando maus entendidos.

Como não sabe lidar com as pessoas, muitas vezes vemos cenas cômicas entre Makishima e Onoda. Já que Onoda começa a admirar Makishima, tanto como uma pessoa confiável e que respeita, como por acreditar que Makishima é o melhor ciclista escalador de todos.

Como dito anteriormente, Makishima é um ciclista escalador. Ele utiliza seus longos braços e pernas para "dançar" com a bicicleta e fazê-la subir ladeiras.

Esse estranho estilo acabou dando a ele a alcunha de Aranha dos Picos. Aparentemente Makishima possui orgulho desse apelido, já que ele mesmo diz para Toudou (o ciclista escalador de Hakogaku) que a cor de seu cabelo é para lembrar o de uma aranha.


Tadokoro Jin


Também terceiranista, é o sprinter mais forte do clube de ciclismo. Sendo desafiado constantemente por Naruko.


Tadokoro é um cara grande e forte e que possui uma confiança que não perde para seu tamanho. Assim como Naruko, possui grande orgulho de ser um sprinter, sempre aceitando os desafios de seu kouhai.

Apesar de parecer grande e assustador, pode ser bem gentil, como é mostrado quando se preocupa com Teshima e Aoyagi.

É revelado que Tadokoro foi quem ensinou e treinou os dois.

Por ser um sprinter, sua especialidade é a de criar curtos disparos de velocidade e levar os seus companheiros atrás dele, protegendo-os da resistência do vento.

Esse estilo lhe deu o apelido de Homem Trem Bala, já que ele atinge uma grande velocidade e os ciclistas atrás dele lembram os vagões que vão atrás do trem.

Teshima Junta


Teshima é um estudante do segundo ano muito inteligente e que cria estratégias para vencer as corridas.


Inicialmente parece não ter uma gênio muito bom, no entanto depois da disputa no campo de treinamento, mostra ser uma boa pessoa e que está sempre a dar apoio para a equipe.

Durante o Inter High é mostrado como ele têm confiança em seus colegas de equipe, não perdendo as esperanças de que eles irão ganhar.

É revelado que Teshima é um all-rounder, no entanto depois da graduação dos terceiranistas, ele começa a treinar para se tornar um climber.

Nos capítulos mais recentes é mostrado como Teshima, consegue lidar com todos os outros integrantes do clube de ciclismo.

Se tornando o apoio emocional de Onoda, lidando com Imaizumi para este se tornar mais sociável e apoiando Naruko e principalmente Sugimoto em seus treinamentos.

No entanto, apesar de tudo isso, é revelado que ele se considera fraco.

Aoyagi Hajime


Aoyagi é provavelmente o personagem mais introspectivo e calado do anime inteiro. Sua voz é ouvida muito raramente, apenas quando possui algo muito importante para dizer, ou quando faz referência a seus próprios pensamentos.


Ele faz uma equipe com Teshima, já que apesar de possuir um bom físico, possui dificuldades para montar estratégias, sendo o oposto de Teshima.

Aoyagi e Teshima estão no mesmo ano, e é mostrado que eles possuem uma forte amizade. É engraçado assistir após os encerramentos os curtas que mostram sobre o cotidiano dos dois.

Onde normalmente a conversa entre eles acaba sendo um monólogo de Teshima, não pelo fato de este falar muito e não deixar Aoyagi falar, mas sim, porque aparentemente Aoyagi não faz questão de falar nada e porque Teshima consegue adivinhar os pensamentos de Aoyagi.

Aoyagi é um sprinter, assim como Tadokoro e Naruko, por isso ele têm um grande respeito por Tadokoro e uma certa rivalidade em relação a Naruko.

Apesar de preferir ficar em silêncio, nos capítulos recentes ele acaba precisando se tornar mais sociável e falante, por conta de um kouhai bem problemático...


Sugimoto Terufumi


Durante todos os episódios já lançados Sugimoto é um personagem voltado para o lado cômico, sendo poucas as situações em que podemos supor que ele é um bom ciclista.


Mesmo quando pode-se observar algum ponto positivo dele, Sugimoto acaba sendo ofuscado pelas habilidades dos outros primeiranistas.

Inicialmente ele é um personagem chato e que fala muito, acabando sendo irritante. Mas nos recentes capítulos é colocado um pouco mais de foco em Sugimoto e seu amadurecimento.

Nos capítulos é mostrado que Sugimoto é um sprinter, mas diferente de Tadokoro, Naruko e Aoyagi, Sugimoto não consegue causar uma explosão de velocidade rapidamente.

Sugimoto é um velocista que precisa percorrer um longo trecho para assim conseguir adquirir uma grande velocidade. O ponto positivo é que se conseguir criar essa explosão, a velocidade máxima acaba sendo maior que a do outro velocista.

Nos capítulos recentes, Sugimoto junto com o terceiranista Koga, dão apoio para os participantes do Inter High. E apesar de não estarem participando da competição, é mostrado que os dois possuem um papel fundamental para o time.

É revelado que Sugimoto, apesar de respeitar todos os integrantes da equipe, possui uma grande admiração por Imaizumi e Teshima.


Media


Yowamushi Pedal começou a ser publicado no Japão em fevereiro de 2008, pela Weekly Shonen Champion, e ainda está em publicação.



Atualmente conta com mais de 380 capítulos, que por enquanto resultam em 44 volumes já publicados, e ainda alguns capítulos para serem compilados em volumes.

Yowamushi Pedal também conta com 2 temporadas de anime, a primeira intitulada Yowamushi Pedal que conta com 38 episódios, e uma segunda temporada, Yowamushi Pedal Grand Road com 24 episódios.

Além dessas duas temporadas ainda temos um OVA, três filmes e um jogo. O OVA abrange um dia de treino no Clube de Ciclismo, quando Makishima, seguindo as orientações de Kinjou, tenta se aproximar de Onoda.

Os filmes de Yowamushi Pedal são: Yowamushi Pedal RE:RIDE, Yowamushi Pedal RE:ROAD e Yowamushi Pedal: The Movie.

Os dois primeiros filmes são uma compilação e resumo dos episódios, onde Yowamushi Pedal RE:RIDE apresenta a primeira temporada. Quando Toudou convida Makishima e Onoda para visitar a casa de sua família e isso os fazem relembrar dos acontecimentos da primeira temporada do anime. Ainda há a adição de cenas inéditas, que não haviam sido exibidas durante a série do anime.

O segundo filme, Yowamushi Pedal RE:ROAD é uma compilação e resumo da segunda temporada do anime. Assim como no primeiro filme, haverão cenas inéditas, contando também com um passeio no parque pelos terceiranistas da Hakone e também um passeio da Sohoku.

Já o terceiro filme, Yowamushi Pedal The Movie apresenta uma história inédita, após os resultados do Inter High. E aparentemente no filme há situações que irão anteceder a terceira temporada.

Isso mesmo, foi apresentado em um evento antes do filme, que o anime ainda contará com uma terceira temporada!


Por enquanto só há a confirmação da série, sem datas de lançamentos, e nem mesmo a escala dos dubladores e a equipe de produção.

Para aqueles que estão acompanhando o mangá, provavelmente esta é uma notícia muito boa, já que à partir do capítulo 249 não houve mais a tradução dos capítulos, porque o mangá havia sido licenciado nos EUA.

Como a terceira temporada de Yowamushi Pedal irá acompanhar os acontecimentos à partir do capítulo 234, isto será uma grande ajuda para o pessoal que estava acompanhando o mangá e que não entende nada de japonês.


 Aberturas e Encerramentos


Yowamushi Pedal conta com 5 músicas de aberturas, 3 da primeira temporada e 2 da segunda temporada. 5 músicas de encerramento, também sendo 3 da primeira temporada e 2 da segunda, além de mais 4 músicas de encerramento de OVA, e dos 3 filmes.

Aberturas de Yowamushi Pedal



  • Reclimb da banda ROOKiEZ is PUNK'D, é a abertura dos episódios 1 ao 12.

  • Yowamushi na Honoo da banda DIRTY OLD MAN, é a abertura dos episódio 13 ao 25.

  • Be as One da Team Sohoku, é a abertura dos episódio 26 ao 38.


Encerramentos de Yowamushi Pedal



  • Kaze o Tobe de Under Graph, que acompanha os episódios 1 ao 12.

  • I'm Ready de AUTRIBE e DIRTY OLD MAN, nos episódios 13 ao 25.

  • Glory Road de Team Hakone Academy, que acompanha os episódios 26 ao 38.


Aberturas de Yowamushi Pedal GRANDE ROAD



  • Determination de LASTGASP, nos episódios 1 ao 12.

  • Remind de ROOKiEZ is PUNK'D, nos episódios 13 ao 24



Encerramentos de Yowamushi Pedal GRANDE ROAD



  • Realize de ROOKiEZ is PUNK'D, nos episódios 1 ao 12.

  • Eiko e no Ichibyo de MAGIC OF LIFE, que acompanha os episódios 13 ao 24.



Músicas de OVA e filmes



  • Top of Tops! de Miki Kanzaki é o encerramento do OVA.

  • DAYS de LASTGASP é o encerramento do filme Yowamushi Pedal RE:RIDE.

  • Believer de LASTGASP é o encerramento de Yowamushi Pedal RE:ROAD.

  • Link de LASTGASP é o encerramento de Yowamushi Pedal: The Movie


Destas músicas devo dizer que a minha favorita é o primeiro encerramento do anime. O que é surpreendente, já que normalmente prefiro as músicas de abertura. Acredito que Yowamushi Pedal foi a única exceção da minha lista...


Opinião


Yowamushi Pedal foi um mangá que comecei a ler antes mesmo de sair o anime, mais ou menos em 2011.



O principal motivo de começar a lê-lo foi com certeza por conta do protagonista, e do inesperado enredo que envolvia Yowamushi Pedal. Afinal, esse foi o primeiro mangá sobre esporte que vi, em que o personagem principal era um fã de animes e mangás.

E é interessante observar que até mesmo nas histórias dos animes, normalmente fãs desse gênero são vistos como pessoas isoladas, esclusas e que não se interessam por nenhum tipo de esporte.

E pasmem, no mundo real há pessoas que apesar de serem grande fãs de animes, mangás e jogos, também se interessam por algum esporte.

Então com certeza, que essa história iria chamar a minha atenção e resolvi dar uma chance para o título. Mas devo ser sincera, e dizer que não esperava muita coisa e que o traço inicial não me agradava... (agora os traços mudaram de tal maneira que ficou incrível, lembra um pouco a evolução de Akira Amano de Katekyo)



Incrivelmente, Wataru Watanabe acaba te prendendo na história, criando uma situação inusitada atrás da outra, e instigando a sua curiosidade para saber o que acontecerá no próximo capítulo.

Isso ocorre principalmente porque Onoda é um personagem muito carismático, e que você acaba torcendo por ele e desejando o melhor. Esse sentimento faz com que você fique preso na história para saber qual será o resultado.

No entanto isso não é o único ponto chamativo de Yowamushi Pedal. Recentemente estava lendo uma matéria, que estava discutindo os novos tipos de heróis que estão aparecendo em animes e mangás de esporte, os Protagonistas de Super Suporte.

Eles são protagonistas que não são nem pessoas com uma qualidade física invejável e nem mesmo gênios no esporte em que resolvem treinar. Mesmo quando esses possuem alguma dessas qualidades, eles acabam sendo ofuscado por outros personagens, que são seus companheiros de equipe.



Porque estou citando isso, simplesmente porque a arma de Onoda e o que faz você torcer por ele, é que Onoda é o tipo de personagem que encoraja os outros personagens a dar o seu melhor.

Mesmo quando todos seus colegas de equipe perderam as esperanças e a derrota parece a única opção, Onoda confia em seus amigos e os faz seguir em frente.

Ele irá se esforçar para o bem do time, e tentará de todas as maneiras dar algum suporte para seus companheiros. Isso faz com que os outros personagens obrigatoriamente sejam desenvolvidos também.

O mangaká que opta por ter um protagonista Super Suporte, é obrigado a desenvolver todos os personagens secundários, juntamente com o personagem principal, já que Onoda não brilha sozinho.



Ele precisa ter alguém para apoiar, e quando esse personagem brilha é que Onoda brilha também, já que aquilo não teria acontecido sem a ajuda dele.

Esse detalhe que aparentemente pode parecer imperceptível, faz com que Wataru seja desafiado constantemente a desenvolver cada personagem. Não apenas os companheiros de equipe de Onoda, mas também seus adversários.

Analisando minunciosamente Yowamushi Pedal, podemos perceber o esforço de Wataru em criar cada personagem. O que pode fazer aquele personagem se tornar alguém singular, o que diferencia ele dos outros, e mesmo assim, o que interliga cada um dos personagens?

Parece algo fácil de se fazer, mas não é. Tentar desenvolver uma identidade única para cada uma das suas criações pode se mostrar uma tarefa extremamente difícil.

No entanto, Wataru incrivelmente consegue fazer com que cada um dos seus personagens se torne uma identidade única. Mesmo quando aparenta ser um personagem descartável e fácil de se ler, Wataru em algum ponto da história resolve se aprofundar naquele personagem e mostrar o quanto ele é complexo, assim como as pessoas na vida real...

É obvio que nem tudo são flores, e que nem todos os personagens de Yowamushi Pedal irão te agradar, mas vale ressaltar os esforços do mangaká.

Além disso, não sei se é apenas jogada de marketing ou se ele realmente gosta do esporte, mas aparentemente Wataru pratica um pouco de ciclismo. Também não sei se é como um esporte individual ou se é em disputas com equipes como no mangá.


Quando nem tudo é invenção


Wataru coloca algumas explicações sobre o esporte ao final de cada volume, provavelmente para fazer com que o leitor consiga entender alguns termos e técnicas utilizadas durante a história.



Não sei sobre os outros leitores, mas o mangá realmente atraiu minha atenção para o esporte.

Principalmente para fazer essa matéria, acabei procurando e estudando sobre o ciclismo de rua, e foram nesses estudos que acabei entendendo pequenos detalhes que Wataru coloca em Yowamushi Pedal, que aparentemente parece não ter importância, mas que depois se revelam importantes e como ele tenta fazer com que sua história se pareça com o da vida real.


Lembro-me da época da minha infância em que vivia andando de bicicleta de uma lado para o outro no sítio, junto com meu irmão e um amigo.

Incrivelmente só fui entender a diferença entre nossas bicicletas assistindo Yowamushi Pedal. Por quê você me pergunta?

Porque cada um de nós utilizava uma bicicleta diferente. Inicialmente eu e meu irmão havíamos ganhado dos nossos avós uma bicicleta para fazer manobras.

Esse tipo de bicicleta possui dois canos na roda traseira que servem para ajudar nas manobras, e além disso são pesadas, para dificultar que o ciclista caia durante as manobras, dando mais estabilidade.

Agora imaginem duas pessoas competindo em corridas contra uma pessoa em uma bicicleta para ciclismo. Quem assistiu a Yowamushi Pedal, ou tem algum conhecimento de ciclismo, provavelmente já entendeu a diferença.

Depois ganhei ainda uma bicicleta de cestinha, parecida com o do Onoda no anime. Essa bicicleta era mais leve e facilitava minha locomoção, se comparada com a anterior.

No entanto, logo depois nosso amigo ganhou uma bicicleta de 10 marchas...

Então posso dizer que nossas corridas acabavam lembrando muito a primeira corrida que Onoda e Imaizumi tiveram. Tirando o fato de que eu não tenho o mesmo físico de Onoda e que meu amigo não dava vantagens... Sempre resultava na vitória de meu amigo por uma larga diferença.



E meu irmão, coitado, por conta do peso de sua bicicleta ser maior e somado ao fato de andarmos na areia, ele precisava fazer o dobro, senão o triplo de esforço para nos acompanhar.

Essa diferença no tipo de bicicleta é explicado no anime, porque realmente a bicicleta do nosso amigo era bem mais leve se comparado a nossas.

Também é explicado a diferença que as marchas presentes na bicicleta podem fazer, e como isso facilita o ciclista nas escaladas e em corridas...



Uma situação interessante que notei quando estava assistindo o anime, foi quando o Onoda muda de bicicleta. 

Quando ele monta na road racer, Makishima e Tadokoro ficam abismados e citam todas as diferenças de uma bicicleta normal para uma road racer, e como foi um feito incrível ele ter conseguido andar na bicicleta de primeira.

Realmente, andar em uma bicicleta própria para ciclismo é realmente difícil. Digo isso porque uma vez tentei andar na bicicleta de meu amigo, e posso dizer que a sensação de subir em uma bicicleta normal e em uma própria para ciclismo é totalmente diferente.

Como dito no anime, o guidão é diferente, a posição do banco também, e consequentemente sua posição ao andar é diferente.

Além disso, a diferença de altura entre mim e meu amigo agora é de pelo menos 30 cm, então naquela época meus pés ficavam no mínimo 10 cm acima do chão...

Então, sem nenhuma surpresa quando fui andar, acabei caindo... Porque simplesmente não consegui manter o meu equilíbrio.

E é toda essa diferença que na primeira etapa do anime, Wataru tenta nos mostrar. Que as bicicletas de road racer são totalmente diferentes das bicicletas comuns.



Que apesar de não parecer, é difícil montar em uma, é preciso treino para se acostumar, mas quando você se acostuma, ela é um dos melhores meios de transporte que se têm, onde sua velocidade dependerá totalmente do esforço do ciclista.

Mesmo apresentado vários fatos da vida real, Yowamushi Pedal continua sendo um mangá shonen, ou seja, voltado para jovens garotos. Por conta do público, não é difícil ver situações em que os personagens aparentam ser super-humanos, para chamar um pouco mais a atenção de seu público alvo.

Mas sempre os próprios personagens citam que isso é apenas uma sensação deles, e não que o personagem seja realmente algo a mais que um humano.



É visto também que ao final de cada episódio temos uma nota dizendo que Yowamushi Pedal é apenas uma obra de ficção, e que as manobras apresentadas podem ser muito perigosas e que não devem ser repetidas. Provavelmente para evitar pais reclamando de filhos feridos por tentar imitar seus personagens favoritos...

Resumindo, Yowamushi Pedal é um anime/mangá empolgante, agradável e que principalmente fará você se identificar com algum personagem.

Mas acredito que além disso, haja três pontos que talvez façam você se apegar ao anime. 


O fato de que Onoda é um perfeito otaku, a semelhança que Wataru tenta passar em relação ao ciclismo real e também porque Yowamushi Pedal mostra que você não precisa ser um gênio ou uma pessoa com uma força de vontade inabalável para se destacar. 

Algumas vezes, você pode ser simplesmente você, dando o seu melhor para poder ajudar as outras pessoas.




Aqui estão algumas das minhas referências para fazer essa matéria:

Wikipedia
Ciclismo de Estrada
Road Bicycle Racing
Reverse Thieves

3 comentários:

  1. Meus parabéns, está simplesmente perfeito!!! Concordo com cada palavra que vc disse kkkk. Comecei a assistir o anime recentemente. Novamente, parabéns, muito bem feito e cheio de informações que nem pude reparar enquanto assitia.

    ResponderExcluir
  2. Legal kkkk. Eu assisti o anime com emoções a flor da pele, e pior q eu nem sou tão otaka assim. Mas quando assisto os animes eu fico com as mesmas emoções do onoda e tals. Eu tenho uma bicicleta aqui, mas tá com pneu vazio.. e o pitbull do meu pai comeu um pouco o pedal:(. Mas em fim, daqui a pouco tô pesquisando sobre ciclismo e querendo fazer tbm. Aí aí kkkkk. Primeiro foi o skate, agr vai se bicicleta. Que bom que o anime não acabou ainda né?. E o manga?, já tá com todos os eps e temporadas?.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de dizer, q o dono do anime já disse que o anime é inspirado em fatos reais. E tbm que Nada é CG. Em fim. Eu li uma parte do que vc escreveu e resolvi fala isso, pq me deixou um pouco intrigada, só não sei qual foi a parte pq agr eu esqueci, mas eu não sei se vc sabia disso.

    ResponderExcluir